terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dor Muscular


Dor muscular nem sempre é causada
por problemas posturais.

A maioria das vezes a origem está no estresse, gerador de um alto nível de tensão muscular que deriva em alteração postural e fadiga.



Por: Mônica Parizzi
 

O vínculo entre emoção, músculos e cérebro é responsável pelo nosso desenvolvimento pessoal e social. Os músculos sustentam nossa postura, executam ações e provêem informações sobre auto-identidade e limites, eles reagem instantaneamente à experiência. Sentimo-nos retesados em situações tensas ou experimentamos certa agitação no coração, como medo ou alegria.

Estados de estresse emocional aumentam o tônus muscular, modificam nossa postura e causam a sensação física de tensão. Sempre que vislumbramos uma ameaça reagimos retesando músculos. Sob tensão o músculo gasta mais energia que o normal e gera fadiga.

Tensões musculares ou problemas ao redor da cabeça e do pescoço têm um poderoso efeito negativo sobre o cérebro e sobre o sistema nervoso autônomo (responsável pelo controle de mais de 80% das funções corporais); podem gerar dores de cabeça e irradiar para a articulação temporomandibular (ATM), coluna, ombros, braços, pulsos.

Uma tensão muscular crônica na boca e no palato pode interferir no fluxo de pulsações cerebrais; no pescoço, pode afetar o fluxo de oxigênio. O resultado pode ser dor e doença.

Evite acostumar-se com dor, fisgadas e formigamentos, evite deixar-se acomodar com as restrições de movimento. Diante dos primeiros sintomas busque logo ajuda para evitar sofrimento e o comprometimento de outros sistemas.

Investir em seu reequilíbrio emocional pode libertar você das dores musculares, pois o Sistema Antiestresse reduz tensão, relaxa e reposiciona músculos. Ele elimina ou reduz queixas específicas como apertamento dental, ranger de dentes, tensão mandibular e neuralgia do nervo Trigêmeo, entre outros. Reduz o estresse emocional gerador do estado de tensão, restabelece movimentos e gera efeitos positivos sobre todo o organismo.
 
Além disso, ele estimula a reaprendizagem emocional. A reaprendizagem emocional é importante porque tensões e traumas localizados em níveis mais profundos resistem às mudanças e alterações nesse âmbito requerem mudança de foco.
Mônica Parizzi
Rua Vitório Marçola,203/sala 09 . Belo Horizonte . MG
Tel:(31)3588-0989 www.solucoesantiestresse.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário