terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fibromialgia


.
"Aqui estou - perdida aos 33.
Muito a expressar - por onde começo?
Começo com a dor - tão abrangente que não sei como aliviá-la".



Por: Mônica Parizzi

Síndrome caracterizada por dor crônica no sistema músculo-esquelético e cansaço geral, a fibromialgia reflete dores emocionais profundas que agravam seus sintomas e nos obrigam a lembrar que estamos lidando com pessoas e não simplesmente com corpos.

Muito suscetível ao estado emocional, o estresse é um gatilho para a fibromialgia, que também pode ser desencadeada por tensão e ansiedade, traumas, frio, umidade, mudanças climáticas, viroses, sedentarismo ou esforço físico.

 A fibromialgia é considerada uma síndrome e não uma doença porque caracteriza-se sempre por um conjunto de sintomas e sinais como: dor generalizada pelo corpo, que geralmente começa no pescoço ou nos ombros e se espalha por toda a coluna, braços e pernas; fadiga; distúrbios do sono; rigidez muscular; “sensação” de inchaço, formigamento, pressão, frio ou calor; disfunção temporomandibular; zumbido nos ouvidos; vertigem; enjôo; dificuldade de concentração; depressão; ansiedade; irritabilidade; estresse emocional.

Acredita-se que seja causada por um mecanismo de sensibilização do sistema nervoso central à dor. Como a emoção interfere na modulação da dor, ela nos adverte que o processo pode ser desencadeado por sofrimentos emocionais, perdas, maus tratos psicológicos, indiferença, relacionamentos difíceis, divórcio, doença de familiares, sobrecargas, falta de apoio ou suporte, medos, perfeccionismo, entre outros.

Mas, há solução! Investir simultâneamente em seu reequilíbrio físico e emocional pode libertá-lo(a) da dor da fibromialgia.


VANTAGENS DO SISTEMA ANTIESTRESSE

● Alcança considerável sucesso na redução da dor.
● Em geral, torna possível retomar a vida normal sem necessidade de medicamentos.
● É indolor, sem massagem ou ginástica e não sobrecarrega o corpo.
● Relaxa músculos.
● Reduz o estresse emocional.
● Aumenta a autoestima e a auto-confiança.
● Melhora a energia e a disposição, a qualidade do sono e o estado depressivo.
● Favorece o reequilíbrio do sistema nervoso autônomo (responsável pelo controle de mais de 80% das funções corporais e muito suscetível a fatores externos de estresse).
Elimina memórias emocionais negativas antigas e recentes, estimula novas e positivas escolhas, favorece a circulação das informações necessárias para o reequilibrio emocional e orgânico
.
Trata a origem do problema e não seus sintomas.
Após alcançar o estado de bem estar desejado, é aconselhável manter pelo menos 01 sessão mensal para evitar novo acúmulo de estresses.
Idade, atitudes e o tempo de cronicidade da síndrome são fatores determinantes na eliminação dos sintomas.
Não dispensa ou substitui o acompanhamento médico.
Mônica Parizzi
Rua Vitório Marçola,203/sala 09 . Belo Horizonte . MG
Tel:(31)3588-0989 www.solucoesantiestresse.com.br

2 comentários:

  1. Muito correta e feliz a sua abordagem, pois além das dores físicas você realça a dor emocional que alimenta e reforça o sofrimento do doente desta síndrome tão desconhecida ainda pelos cuidadores da saúde. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Somos um grupo de alunos de 12ºano, que no âmbito da Área de Projecto estamos a desenvolver o tema "Fibromialgia:Mais que uma doença, uma dor oculta".
    Tivemos a oportunidade de ler o seu artigo e devemos felicita-la pela qualidade do mesmo. Assim, gostaríamos, se possível, que comentasse o nosso blog
    http://fibroalfa.blogs.sapo.pt/, falando um pouco sobre este sistema antistress e sobre a sua experiência a lidar com fibromiálgicos.
    Muito obrigado e continuação de um bom trabalho!

    ResponderExcluir